Sinecom-JP

2ª Plenária e 9º Congresso da CONTRACS

Data publicação: 30/03/2015    Autor: Marcell    Categoria: NewsPaper

Trabalhadores do comércio e serviços da Paraíba participaram da 2ª Plenária Estatutária da CONTRACS, realizada no dia 24 de março/2015, no SESC Guarapari-ES. O momento foi marcado por grande alegria e emoção dos participantes por integrarem mais esse importante período político, democrático e de construção de nossa Confederação.
Durante três horas, 534 delegados, dos quais 190 são mulheres, estiveram reunidos para promover as adequações estatutárias necessárias para o fortalecimento do trajeto de nossa Confederação. Companheiros e companheiras de 22 estados representaram 161 entidades sindicais durante as votações das emendas que apresentam as mudanças necessárias para nossa entidade.


Foram 15 diretores do SINECOM que participaram representando os trabalhadores da Grande João Pessoa e dando suas contribuições para os avanços e aprimoramentos do Estatuto da CONTRACS.

Edmundo Pereira Costa
Edvaldo Gomes da Silva
Eliezer Pedrosa Gomes
Eronaldis Rodrigues da Silva
Flavia Messias da Silva
Jerlane Trigueiro da Silva
Jonilson Gomes de Messias
Jose Felix da Silva
José Weber Rodrigues de Oliveira
Marinaldo Rangel de Araújo
Nisleine da Silva Alves
Rogério Braz de Oliveira
Rozileide Maria da Silva
Jacinto Vitorino dos Santos
José Antônio da Silva

 

Ainda no SESC, em Guarapari-ES, a CONTRACS realizou o seu 9º Congresso com o tema “Fortalecer conquistas e ampliar direitos para a classe trabalhadora”. Durante o encontro foram avaliados os cenários da conjuntura política, econômica e social. Além da escolha da nova presidência e diretoria por meio da democracia e por voto dos delegados, foram formuladas propostas que abranjam os trabalhadores e trabalhadoras do ramo de comércio e serviços, de leste a oeste e de norte a sul do Brasil.
No Congresso também foram aconteceu a eleição da nova diretoria da Confederação onde, Alci Matos foi reeleito, presidente da CONTRACS. O mesmo referiu-se à nova direção afirmando que não seria fácil reunir em uma só sala a quantidade, a qualidade, a representatividade que nós temos do Brasil. “Mas nós temos o desafio. O desafio de quatro anos, que nós conseguimos para este Congresso, em um processo de coordenação, do projeto político, de uma estratégia para os milhões de trabalhadores do comércio e serviços.”

Eliezer Gomes (Tesoureiro) foi eleito Secretário de Relações Internacionais e Rogério Braz (Presidente) foi eleito para compor a Diretoria Executiva. Confira os nomes

Confira a lista completa: http://www.contracs.org.br/destaques/383/contracs-finaliza-congresso-e-elege-nova-direcao

Durante o 9º Congresso da CONTRACS, realizado dos dias 25 à 27 de março/2015, no SESC Guarapari-ES, trabalhadores do comércio e serviços da Paraíba participaram da reunião Regional Nordeste, para ouvir a prestação de contas das ações realizadas durante a coordenação de João de Deus dos Santos, presidente da FETRACOM-PBRN (Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Paraíba e Rio Grande do Norte). Além disto, foram também debatidos temas trabalhistas específicos sobre a Região. Ao final da reunião, foi eleito o novo coordenador da Regional Nordeste, que ficou com Elizeu Rodrigues Gomes, presidente da FETRACE (Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará). Para representar a Paraíba nesta coordenação foram eleitos Kerlen Sousa presidente do SINCRACS-SR (Sindicato dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços de Sousa e Região) e Magna Soares, presidente do SINTRACOM-VALE (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Itaporanga e Região).

Vários seminários formativos foram realizados no 9º Congresso, cujos os temas foram:
Concentração e transnacionalização do capitalismo e os impactos para os trabalhadores; 
Mídia e Política na vida dos trabalhadores;
Intensificação do trabalho e suas consequências;
As vertentes do trabalho decente.
Foi um momento muito importante para a diretoria do SINECOM que esteve presente capacitando-se a atualizando seus conhecimentos nos temas abordados, momento em que, aqui, na Grande João Pessoa, estarão pondo em prática na luta em favor da categoria.

Ainda durante o 9º Congresso da CONTRACS, Jacinto Vitorino (Diretor do SINECOM) distribuiu a 1ª edição/2015 do informativo do sindicato "Avante Informe", que nesta edição Homenageia as Mulheres.

 

Confira imagens da 2ª Plenária e 9º Congresso da CONTRACS, na nossa Fanpage no Facebook:

https://www.facebook.com/sinecom.jp

 

Saiba mais: http://www.contracs.org.br/

Tags: PLENÁRIA, CONGRESSO, CONTRACS, TRABALHADORES, COMÉRCIO, SERVIÇOS, PARAÍBA