Sinecom-JP

Mês da mulher trabalhadora será comemorado com Jornada de Eventos e de Lutas

Data publicação: 05/03/2015    Autor: Marcell    Categoria: NewsPaper

Nesta sexta (6), no auditório do Sinttel-PB, o painel “Autonomia econômica e valorização do trabalho das mulheres”, abrirá oficialmente a Jornada de Lutas.

 

Durante todo o mês de março, a Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), juntamente com os movimentos de mulheres e feministas realizarão ações e atividades de mobilização através das Jornadas de Lutas, que terá abertura oficial com um painel sobre o mercado de trabalho e as mulheres nesta sexta (6), no auditório do Sinttel-PB. O evento promovido pela CUT-PB com a parceria dos movimentos de mulheres tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a importância das políticas públicas destinadas as mulheres.

O painel “Autonomia econômica e valorização do trabalho das mulheres”, ministrado pela secretária de políticas públicas para as mulheres do município de João Pessoa, Giucélia Figueiredo e por Renato Silva, coordenador do Diesse-PB Dieese abrirá oficialmente a Jornada de Lutas alusivas ao mês da mulher trabalhadora. O tema central do painel abordará o trabalho decente com a valorização do emprego e renda para as mulheres.

Logo após o encerramento do painel será realizada uma caminhada e um ato público com saída do Sintell-PB, até a praça dos Três Poderes, no centro da Capital com o objetivo de denunciar as práticas preconceituosas em relação as mulheres no mercado de trabalho.

De acordo com Luzenira Linhares, o evento trará um balanço do cenário de políticas públicas para as mulheres em nosso estado. “Queremos discutir os grandes temas que envolvem as mulheres trabalhadoras contemplando todos os avanços e retrocessos. Precisamos acompanhar de perto quais as ações de combate e enfrentamento das desigualdades que estão sendo desenvolvidas na cidade de João Pessoa e em toda Paraíba”, explicou.

 

Programação Oficial 

 

CUT Paraíba e Movimento de Mulheres e Feminista realizam ações e mobilizações em comemoração ao mês da mulher.
Confira as principais atividades do movimento e dos sindicatos para o mês de março:

05 e 06/03 (quinta e sexta-feira) – 9h visita às agências bancárias com lançamento da cartilha de combate ao assédio sexual. Haverá música e distribuição de CD com a história de luta das mulheres (Organização Seeb – JP)

06/03- Painel: Autonomia Econômica e Valorização do Trabalho das Mulheres. Local: Sintell-PB. Horário: 9h

08/03 (Domingo)- às 9h Café da Manhã (Organizado pelo Sindicato das Trabalhadoras Domésticas)

08/03 (Domingo)-às 15h diálogo sobre o papel da Mulher na sociedade atual (organizado pelo SINTIMUC – Cubati/PB)

12/03-VI Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia. Local: Lagoa Seca

13/03 (Domingo)- às 18h Música ao vivo, coquetel e conversas sobre a luta das mulheres na sociedade (Organizado pelo SINTRICOM)

13/03 (Sexta-feira) - às 19h00 - Coral, Teatro, Homenagens, Brindes, Sorteios, Coffee Break e Palestra sobre a realidade das trabalhadoras comerciárias e coquetel (Organizado pelo SINECOM)

13/03 (Sexta-feira)- 14h-Encerramento da Jornada: Dia Nacional de Luta em Defesa da Petrobrás e da Democracia. Concentração: Cassino da Lagoa
20/03 (Sexta-feira)- Chá Afro-feminista.

26/03 (Quinta-feira) - Debate “Mulheres na Reforma Política” (Organizado pelo CM8M)

 

Organização Sindical: SINTRICOM, SINECOM,Sintell-PB, Seeb – JP, SINTIMUC – Cubati/PB e Organizado pelo Sindicato das Trabalhadoras Sind Das Domésticas De João Pessoa

 

ORGANIZAÇÃO: Articulação de Mulheres Negras do Brasil, Bamidelê Organização de Mulheres Negras, Articulação de Mulheres Brasileiras, Rede de Mulheres em Articulação na Paraíba, Cunhã Coletivo Feminista, União Brasileira de Mulheres, Fórum de Mulheres da Paraíba, Centro da Mulher 8 de março, Central Única dos Trabalhadores (PB), Sindicato das Trabalhadoras Domésticas (JP), Sindicato de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (PB), Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação da Paraíba, Frente Feminista do Levante Popular da Juventude, Coletivo Anayde Beiriz e Marcha Mundial das Mulheres.

 

Escrito por: Ascom da CUT/PB

Tags: DIA INTERNACIONAL DA MULHER, EVENTOS, LUTAS, TRABALHADORAS