Sinecom-JP

EVENTO EM REFLEXÃO E HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Data publicação: 14/03/2016    Autor: Marcell    Categoria: NewsPaper

Na noite da última sexta-feira (11), o Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa (SINECOM), com o apoio do SEAACPB, FETRACOMPBRN, CONTRACS, CUTPB E UNIBLOGAL, realizaram na área de Lazer/Evento do SINECOM, evento em REFLEXÃO E HOMENAGEM ao Dia Internacional da Mulher.

 

A categoria comerciária participou prestigiando, recordando e refletindo sobre o a importância do papel da mulher na sociedade atual e o dia 8 de Março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque (EUA), fizeram uma grande greve por reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Esta manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

 

O evento, realizado todos os anos no SINECOM, exibiu um vídeo em homenagem as MULHERES COMERCIÁRIAS, além de uma apresentação do Grupo de Teatro formado por diretoras do SINECOM (Auzenir Guedes, Ivaneide Carvalho, Nisleine Alves, Rozileide Silva e Sandra Penna) e da FETRACOPBRN (Luzinete de Lima e Werllen Santante), dirigidas por Gilvandro Silva (Assessor do SINECOM e da FETRACOPBRN) e Marcell Mendonça (Assessor de Comunicação do SINECOM da FETRACOPBRN), que encenaram uma peça abordando o tema “Assédio Moral” e logo após um jogral informativo, com dados, alertas e orientações conscientizando sobre o que é o assédio moral, como combater e quem procurar.

 

Um Coffee Break foi servido para todas e todos, além da entrega de brindes para as comerciárias e o sorteio de prêmios.

 

A diretora Jerlane Trigueiro foi a mestre de cerimônias, onde na oportunidade parabenizou todas as mulheres e ao mesmo tempo agradeceu pela presença das comerciárias. O presidente do SINECOM, Rogério Braz, bem como o diretor financeiro, Eliezer Gomes, além do presidente da FETRACOM-PBRN, João de Deus, a presidente do SEAAC-PB, Ana Cristina, a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PB, Luzenira Linhares, também participaram do evento e deixaram sua mensagem de reconhecimento histórico de luta e a busca por mais conquistas e direitos em defesa da Mulher.

 

No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

                                                                                              

 Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

 

AVANTE COMERCIÁRIAS!!!

 

Na noite da última sexta-feira (11), o Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa (SINECOM), com o apoio do SEAACPB, FETRACOMPBRN, CONTRACS, CUTPB E UNIBLOGAL, realizaram na área de Lazer/Evento do SINECOM, evento em REFLEXÃO E HOMENAGEM ao Dia Internacional da Mulher.

 

Confira imagens: 

 

https://www.facebook.com/sinecom.jp/photos_stream?tab=photos_albums

 

https://www.flickr.com/photos/sinecomjp/albums

 

Assista:

 

Vídeo 1 - Dia da Mulher 2016 no SINECOM
 
 

 

Vídeo 2 - Dia da Mulher 2016 no SINECOM

 

 

Tags: DIA INTERNACIONAL DA MULHER, COMERCIÁRIAS, SINECOM