Sinecom-JP

SINECOM participa do III Congresso da FETRACOMPBRN

Data publicação: 30/11/2015    Autor: Marcell    Categoria: NewsPaper

Enquanto muitos falam em crise, a classe trabalhadora do comércio e serviços fala em oportunidades para avançar, fazer autocrítica e mobilizar-se ainda mais, mantendo-se JUNTOS e MAIS FORTES. Foi com este sentimento que na tarde de ontem (28), no Auditório da FECOMÉRCIO em João Pessoa-PB, a Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, a FETRACOMPBRN, realiza seu III Congresso, com análise de conjuntura atual, exposição e debates, balanço e perspectivas para o próximo mandado, palestra sobre o Rumo para 2016, além da eleição e posse da nova diretoria e o lançamento de um selo comemorativo e o projeto para elaboração de um vídeo, alusivo ao Jubileu de Prata da Federação, que será comemorado no dia 15 de janeiro de 2016.

Estiveram presentes os sindicatos dos trabalhadores do comércio e serviços de Cajazeiras e Região (SINTRACS-CR), de Itaporanga e Região (SINTRACOM-VALE), que representa o Vale do Piancó, de Patos e Região (SINTRACS-PR), de Sousa e Região (SINTRACS-SR), de Guarabira e Região (SINTRACS-GR), além do SINECOM, que representa os trabalhadores no comércio da Região Metropolitana de João Pessoa, o SEAACPB dos empregados de agente autônomos do comércio da Paraíba, o SINTEGPB dos trabalhadores nas empresas prestadoras de serviços gerias da Paraíba e o SINDHOTELEIROSRN dos trabalhadores no comércio hoteleiro e similares do Rio Grande do Norte.

A programação teve início as 14hs com as boas vindas do presidente da FETRACOMPBRN, João de Deus dos Santos, que agradeceu a presença de todos os congressistas ressaltando a unidade de uma única chapa para a eleição da nova diretoria da Federação, afirmando que “neste momento em que muitos falam de crise no Brasil para desestabilizar as nossas conquistas, nós estamos elegendo nossa nova diretoria com unidade, criando a Secretaria de Juventude e buscando cada vez mais a paridade, com a participação das mulheres”.

Após a abertura do III Congresso, João de Deus, convidou para fazer parte da mesa o presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo, o presidente do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande-PB e representante da CTB, José Coelho, além de Osnildo Silveira (diretor do SINTRACS-SR e tesoureiro da FETRACOMPBRN), para representar os trabalhadores do sertão da Paraíba, Ana Cristina, presidente do SEAACPB, e Magna Soares, presidente do SINDCOMVALE, para representarem as mulheres. Ainda foi convidado, Romero Baunilha, presidente da UGT, mas por motivos de saúde não pôde se fazer presente. Cada representante, na mesa, expressou sua satisfação e agradecimento pela realização do evento, parabenizando pela organização do congresso, e pela Federação oportunizar a participação dos sindicatos filiados e as diversas entidades sindicais presentes, para debater sobre os Desafios da Classe Trabalhadora diante da Crise.

Ainda na programação do III Congresso, João de Deus e Osnildo Silveira, apresentaram um balanço sobre as ações da Federação da gestão atual, com destaque na descentralização das ações no estado, nos seminários realizados a cada campanha salarial, no investimento em comunicação, com o lançamento do site e da web rádio, participação na diretoria e nos eventos da CONTRACS, mobilizações nas ruas em defesa da Democracia e dos Direitos dos Trabalhadores, conquistas econômicas e sociais nas campanhas salarias, entre outros avanços. Neste momento, João de Deus entregou a cada sindicato filiado uma Bandeira da Federação.

O assessor jurídico e político da FETRACOMPBRN, Gilvandro Silva, conduziu a mesa para discutir e encaminhar a Reforma Estatutária da Federação, conforme inciso X do art. 28, e ainda realizar a eleição da nova diretoria, apresentando um modelo de planos e metas para a próxima gestão 2015-2019, todos aprovados por unanimidade, bem como a chapa eleita e, na ocasião, empossada. Em breve estarão disponíveis todas as informações, além dos nomes da nova diretoria no site da Federação (Menu FETRACOM).

Para finalizar o evento, foi convidado o palestrante Nivaldo Pires, formado em Coaching, para falar sobre “Rumo a 2016”, motivando os participantes para superar os desafios, atingir suas metas, manter-se unidos e focados para realização de sonhos pessoais e em equipe.

No encerramento os diretores eleitos receberam o certificado de posse, onde foi servido um “coffee break”, e todos puderam se confraternizar e comemorar a passagem da gestão e o início de uma nova jornada de luta em favor das categorias do comércio e serviços dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

 

Confira imagens: https://www.facebook.com/sinecom.jp

 

 

Escrito por: ASCOM da FETRACOM

Tags: CONGRESSO, FETRACOMPBRN, COMÉRCIO, SERVIÇOS