Sinecom-JP

12º Congresso Nacional da CUT (#CONCUT)

Data publicação: 17/10/2015    Autor: Marcell    Categoria: NewsPaper

Realizado no Palácio de Convenções do Anhembi, na zona norte da capital paulista, dos dias 13 à 16 de outubro/2015, o 12º Congresso Nacional da CUT (#CONCUT), definiu a nova Executiva Nacional que comandará a Central até 2019 (cliquei aqui para conhecer). Entre secretários e diretores executivos, foram 44 nomes e pela primeira vez com paridade de gênero, e Vagner Freitas foi reeleito presidente da Central.

 

A CUT-PB também foi escolhida, com paridade, para compor a nova diretoria da CUT Nacional, através dos companheiros Paulo Marcelo (presidente da CUT-PB) e Luzerina Linhares (diretora do SINTTEL).

 

Representando a Paraíba neste congresso, foram 41 delegados das diversas categorias entre sindicatos, federações e a CUT-PB. Os trabalhadores do Comércio e Serviços foram representados pelo SINECOM, através dos companheiros Rogério Braz, Nisleine Alves, Eliezer Gomes e Flávia Messias, pelo o SEAAC-PB, através do companheiro Gilvandro Silva e pelo SINTRACS-PR pelo companheiro Everaldo Lima.

 

O 12º CONCUT também apontou a linha política a ser seguida pela Central nos próximos quatro anos, cujo tema foi “Educação, Trabalho e Democracia”, Direito não se reduz se amplia. Na abertura, os ex-presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Uruguai, José Pepe Mujica, participaram de um ato em defesa da democracia.

 

Uma das novidades foi o novo modelo de organização, que visou ampliar a participação dos trabalhadores nos debates que ajudaram a definir as resoluções que irá servir como referência para construção do caderno-base do CONCUT. Durante os Congressos estaduais da Central, assembleias de base tiveram um caráter formativo, discutindo o papel do Congresso e da CUT, e também indicando os delegados que participariam deste encontro nacional, além dos novos presidentes.

O Congresso em números

Quinta maior central sindical do mundo, a CUT impressiona também quando se analisa os dados de seu Congresso. Ao todo, mais de 2.435 delegados [1.410 homens e 1.015 mulheres]  do campo e da cidade participarão do encontro, além de 219 dirigentes de sindicatos de 71 países.

 

Saiba mais sobre o 12º CECUT: http://www.cut.org.br/

Tags: 12 CONCUT, SINECOM, SEAACPB, SINTRACSPR